O consórcio inclui parceiros com experiência na formação de adultos, especialistas em informação digital e empresas do setor criativo. A natureza transnacional do consórcio permite uma avaliação das diferentes situações nos vários países europeus envolvidos, para uma abordagem mais abrangente das necessidades e soluções. Isto será vantajoso nas diferentes fases de implementação em termos de qualidade das intervenções e dos resultados alcançados.
A Folkuniversitetet (FU) é uma associação nacional de educação para adultos que oferece uma grande variedade de cursos vocacionais e para adultos na Suécia e em vários países europeus. A Folkuniversitetet conta com cerca de 400 professores em full-time e mais 7000 em part-time. Através da cooperação com outros escritórios da FU na Suécia, a FU-Uppsala consegue ter uma atuação com cobertura nacional. A FU foi registada em 1954 e é, atualmente, a organização sueca líder na área da formação de adultos e educação contínua. A Folkuniversitetet divide-se em cinco consórcios legalmente independentes (escritórios regionais), que organizam mais de quarenta ramos locais por toda a Suécia. Todos os anos, a Folkuniversitetet recebe mais de 140,000 estudantes que se inscrevem em cursos curtos ou programas de estudo longos, com durações que variam entre seis meses e dois anos. A Folkuniversitetet tem uma oferta variada na área de educação para adultos, educação vocacional inicial e contínua, ensino secundário e formação para o mercado de trabalho. A abordagem pedagógica baseia-se na ideia de transmitir aos estudantes conhecimento que eles possam aplicar imediatamente nas suas vidas. Uma parte significativa da formação oferecida pela Folkuniversitetet é dirigida a indivíduos que necessitam de adquirir novos conhecimentos e desenvolver novas competências para aplicar em diferentes contextos profissionais e no mercado de trabalho. O conhecimento teórico e a experiência prática dos professores estão bem alinhados com as exigências atuais. Serviços governamentais, autoridades de poder públicas e o setor empresarial recorrem também à Folkuniversitetet para receber assistência em formações especializadas e em questões relacionadas com TIC. A Folkuniversitetet oferece também cursos de informática e formação na área das TIC a indivíduos e empresas.
Informações de contacto:
Vivian Welker Gestora de Projetos
Vivian.welker@folkuniversitetet.se
Morada: Bergsbrunnagatan 1, 753 23 Uppsala, Suécia
Telefone: +4618 – 68 00 00
www.folkuniversitetet.se
A Virtual Campus é uma empresa privada de consultoria, formação e desenvolvimento na área das TIC no domínio da aprendizagem assistida por tecnologias. A empresa tem como objetivo promover ativamente o desenvolvimento da sociedade do conhecimento, através do uso de ambientes digitais com propósitos de formação e educação.
A VC desenvolve a sua atividade nas áreas de e-learning, jogos sérios, desenvolvimento de produtos para dispositivos móveis e gestão de projetos. Os seus públicos-alvo vão desde crianças em idade escolar a adultos, de estudantes a formandos profissionais, de formadores e professores a profissionais de diferentes setores.
virtual-campus.eu
Anziani e non solo é uma organização sem fins lucrativos que trabalha desde 2004 na área da inovação social, com um foco específico na gestão de projetos e prestação de serviços relacionados ao bem-estar e inclusão social. Entre os grupos-alvo das várias atividades desenvolvidas pela ANS, os cuidadores formais e informais ocupam uma posição de destaque: a ANS desenvolveu o primeiro curso online para cuidadores familiares disponível em Itália (incluindo módulos específicos sobre demência e Alzheimer) e todos os anos oferece formação a cerca de 150 cuidadores. Pontualmente, também realiza sessões dirigidas a cuidadores informais, relacionadas com questões de saúde.
A ANS desenvolveu uma série de projetos de investigação, financiados pela EC, focados nos cuidadores, como o Care2work, destinado a cuidadores informais jovens, com o objetivo de apoiar a sua transição para o papel de cuidador, e o Jobis, destinado a prevenir a exaustão de enfermeiros e trabalhadores formais. Ambos os projetos estão ainda ativos. Outros projetos relevantes já terminados são, por exemplo: Dalia, para cuidadores empregados, Life After Care, para antigos cuidadores, Care Talents, focado na validação das competências de cuidadores, e ToYAC, destinado a jovens cuidadores. A atividade da ANS levou, recentemente, à aprovação de uma nova lei na região de Emilia Romagna relativamente ao reconhecimento do papel de cuidador. A ANS organiza também grupos de apoio para cuidadores, e, em Maio, todos os anos, organiza o Dia do Cuidador, no Distrito de Carpi (em 2012, o evento tornou-se regional).
www.anzianienonsolo.it
A Universidade de Tessália é uma das duas instituições de ensino superior nessa área geográfica. A universidade conta com mais de 10.000 estudantes que se dividem por 17 Departamentos que se focam em Engenharia, Agricultura, Pedagogia, Medicina e Educação Física.
O Departamento de Engenharia Elétrica e Computacional tem cerca de 1000 estudantes, e a sua atividade é bastante diversificada, incluindo, por exemplo, a aplicação de tecnologia em contextos educacionais. Tem também uma vasta rede de parceiros, que inclui instituições de ensino superior e de investigação a nível nacional e europeu.
Os projetos de investigação são implementados no laboratório informal de tecnologias criativas, e mais informações podem ser encontradas no website: ctll.e-ce.uth.gr
O Instituto Romeno de Educação para Adultos (IREA), em Timisoara, foi criado em Março de 2000 como uma unidade de investigação independente, parte do Departamento de Ciências da Educação da Faculdade de Sociologia e Psicologia (West University, em Timisoara).
O IREA é um instituto de investigação pedagógica, no campo da formação de adultos e formação contínua, que tem como objetivo prestar apoio científico e metodológico a todas as instituições educativas na Roménia, assim como estabelecer uma ligação entre académicos e profissionais na área da educação para adultos. O objetivo principal é o de melhorar a qualidade da educação oferecida aos adultos, identificar formas de potenciar o seu engajamento e de os incentivar para uma formação contínua, tanto a um nível individual como institucional.
A missão do IREA é contribuir, através da investigação e da prática, para a educação de adultos na Roménia e na Europa, ao contribuir para o acesso a recursos educativos de qualidade, resultantes de um esforço colaborativo de investigação e desenvolvimento, e através de contribuições proativas para processos e produtos que ajudem à profissionalização de formadores de adultos na Roménia.
www.irea.ro
MC 2020 é resultado de mais de 20 anos de experiência, desafios e aprendizagem que derivam de uma equipa multidisciplinar que partilha uma paixão: a inovação na educação.
MC 2020 procura valorizar os espaços de aprendizagem, procurando investigar, desenvolver e criar novas ofertas de formação, baseadas em abordagens e metodologias pedagógicas inovadoras: narrativas (storytelling, digital ou não), formação baseada na resolução de problemas, aprendizagem com base em jogos, entre outros. O objetivo principal é aproveitar da melhor forma o potencial das novas tecnologias, e aplicar o desenvolvimento de novas abordagens pedagógicas a contextos formais, não-formais e informais de educação.
www.mediacreativa.eu